Tá dito: “A esperança é o sonho do homem acordado”. (Aristóteles)
José Henrique Marques –
Prestígio – O jornalista e empresário Lupércio Marques marcou um gol de placa neste final de ano, em um dos três salões de festa do Clube Estoril de Campo Grande. Seguramente, articulou e promoveu o maior evento sócio-político do Estado de 2023. Reuniu no Golden Night 2023, o governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, a ministra Simone Tebet, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos (entre eles, Alan Guedes, de Dourados), vereadores, secretários de Estado, empresários, artistas, jornalistas e outros destaques de MS em 2022 e 2023.
Prestígio 2 – Da imprensa douradense receberam o Troféu Reinaldo Azambuja a empresária Andreia Medeiros (Dourados News), o jornalista Clóvis de Oliveira (Douranews) e este colunista, daqui da Folha de Dourados, homenageado pelas mãos da deputada Mara Caseiro.
Prestígio 3 – Três outros profissionais da imprensa que atuaram em Dourados também foram homenageados: Ricardo Ojeda, Keliana Fernandes e Ângela Schafer.
Prestígio 4 – Por outro lado, o procurador geral de Dourados, Paulo Cesar Nunes da Silva, o PC, foi indicado na Comissão Especial para Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, do Ministério da Educação.
Prestígio 5 – Num aplicativo de mensagem, PC reagiu assim: “Estou muito feliz por ter sido indicado pra (sic) compor a Comissão Especial de revisão dos currículos nacionais dos Cursos de Direito, do Conselho Nacional de Educação, ao lado dos maiores nomes do ensino jurídico do país!”
Negociação – Circula nos bastidores da política a informação de que a nova universidade particular de Dourados já estaria à venda por R$ 5 milhões. Teria recebido contraproposta de R$ 2 milhões.
Eleições 2024 – Pelo andar da carruagem, Dourados virará o ano com apenas um candidato a prefeito: Alan Guedes, do PP, que disputará a reeleição. Outros três grupos interessados na Prefeitura batem cabeça, sem conseguir definir um nome: o PSDB, o PT e a direita bolsonarista.
PSDB – Os tucanos seguem empacados com três pré-candidaturas: os deputados Zé Teixeira, Lia Nogueira e Geraldo Resende. Também aguardam o retorno do radialista Marçal Filho para enfrentar Alan ou ser vice, por exemplo, de Zé Teixeira. Enquanto isso, outra liderança do grupo, o vice-governador Barbosinha (ainda no PP) segue de olho nos acontecimentos.
PSDB 2 – Existem rumores de que a filiação de Marçal ao PSDB aconteceria nesse final de semana, pelas bênçãos de Zé Teixeira e do ex-governador Reinaldo Azambuja. Respondendo à Coluna, ele disse que “ainda não decidimos a data de filiação”.
PSDB 3 – Cabeças pensantes do PSDB e de partidos da órbita vislumbram um chapão que, se vingar, somente não venceria por W.O porque o PT está excluído do projeto que pretende, inclusive, abortar a reeleição de Alan Guedes, que assumiria cargo no Governo do Estado e seria apoiado para deputado federal em 2026.
PT – Os correlegionários do presidente Lula estiveram perto de decidir pelo professor Tiago Botelho: faltou um voto para atingir os 2/3 necessários. Assim, o vereador Elias Ishy continua no páreo e a disputa entre eles incentiva lideranças locais e estaduais ao chamamento da deputada Gleice Jane para entrar em campo.
Direita – No campo conservador, também não há consenso. Estão colocadas as pré-candidaturas de Racib Harb (DC) e Gianni Nogueira, esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), mas outros nomes são cogitados. Ao contrário do PSDB e do PT, dificilmente os direitistas fecharam num único nome.
Pesquisa – Enquanto isso, Alan Guedes, com a máquina na mão, nada de braçada à busca da popularidade perdida. Queiram ou não seus adversários, sua performance vem melhorando como aferiu recente pesquisa da Ranking. Enquanto tucanos, petistas e bolsonaristas “debatem” em gabinetes refrigerados e em bolhas de aplicativos de mensagens e redes sociais, o prefeito está nas ruas.
Jaguaribe – O presidente da Câmara Municipal, vereador Laudir Munaretto (MDB), vai cobrar na Justiça o prejuízo causado aos cofres públicos pela construtora que fraudou a licitação de reforma e ampliação da sede do Legislativo de Dourados. A ação deve ser ajuizada ainda neste ano, antes das férias forenses.
2024 – Por este ano é só. A Coluna se despende desejando tudo de bom aos leitores e leitoras. Forte e fraterno abraço.