Com o propósito de promover o debate relacionado à preservação ambiental e como o munícipio de Dourados pode contribuir de forma prática e efetiva na coleta seletiva de resíduos no município de Dourados, o vereador Elias Ishy (PT) abordou na sessão de segunda-feira (7), o conceito de reciclagem de resíduos denominado “Lixo Zero”.
O vereador citou o modelo já utilizado com sucesso em Florianópolis, que tem como meta até 2030, o reaproveitamento de 90% dos resíduos coletados na capital catarinense.
Durante o uso da tribuna, apresentou vídeo informativo sobre o ‘Lixo Zero’ uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, para orientar as pessoas a mudar seus estilos de vida e práticas. O material produzido pelo ‘Instituto Lixo Zero” tem como presidente o engenheiro civil Rodrigo Sabatini, responsável pelo programa aplicado em diversas cidades no país.
Sabatini explica que o conceito foi instituído em 2009 por meio de uma aliança internacional e desde então tem sido referência no Brasil. “Isto não se resume apenas à reciclagem, mas sim a um novo modelo de consumo e descarte mais consciente e sustentável”, cita.
Para o vereador Elias Ishy, o conceito de lixo zero, não deve ser apenas uma prática ambiental, mas um programa de qualidade, uma responsabilidade a ser assumida pelas pessoas, pelas instituições e comunidades. “Tudo que é descartado pode ser tornar recurso para outros usarem, mas para isso é necessário mudanças simples no cotidiano das pessoas”, considera.
Recentemente o parlamentar esteve no Hospital São Julião, em Campo Grande, para conhecer o programa já aplicado na unidade, onde praticamente todo o resíduo da instituição é separado e reaproveitado no local. “Esta medida pode ser utilizada por qualquer instituição e comunidade que desejam diminuir o impacto ambiental do planeta e assumir um futuro melhor para as novas gerações”, conclui Ishy.