O volante sul-mato-grossense Guilherme Madruga, vencedor do Prêmio Puskás da FIFA pelo gol mais bonito do mundo em 2023, vai jogar no futebol chinês. O jogador, que disputou o último Campeonato Brasileiro Série A pelo Cuiabá-MT, transferiu-se para o Shandong Taishan.
A negociação para o futebol chinês foi concluída por US$ 800 mil, aproximadamente R$ 4,7 milhões, segundo Gustavo Madruga Gomes, irmão do jogador. Guilherme chegou a Jinan, na China, neste sábado (25), após mais de 30 horas de viagem. Ele passará por exames físicos e médicos neste domingo (26) e, em seguida, viajará para Xangai para se juntar ao restante do elenco do time.
O volante assinará um contrato de quatro anos e tem previsão de estrear na AFC Champions League Elite, competição que reúne os campeões do continente. Segundo o irmão de Guilherme, a família do jogador deve, por enquanto, permanecer no Brasil.
Natural de Campo Grande-MS, Madruga iniciou sua carreira no Desportivo Brasil e passou ainda pelo Catanduva, ambos de São Paulo. O jovem meio-campista destacou-se no Botafogo-SP na Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, participando de 46 jogos, fornecendo três assistências e marcando dois gols, incluindo o premiado.
O gol marcado contra o Novorizontino, pela Série B, foi realizado de maneira espetacular: de costas para o gol e cercado por adversários, Guilherme aproveitou uma bola quicando à sua frente para finalizar de fora da área. A bola passou raspando o travessão e entrou de forma impressionante, o que eventualmente levou à sua indicação para o Prêmio Puskás.
(Com informações ge.com)